Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Rafael Bianco

Isso que ela fez foi uma sessão, muito mal feita, de hipnose. E de fato, ela criou e induziu falsas memórias para justificar algo que não faz sentido, diria até que ela tentou colocar constelação familiar no meio do processo.

Infelizmente o processo todo não teve nada de ciência e provavelmente, nada terapêutico.

Em um processo focado em resgate de memória, tudo será uma grande invenção da nossa mente, o cérebro irá criar trechos e justificativas com base nas emoções e interpretações que temos no momento presente, não existe resgate pleno de memória.

Expand full comment
Avatar de Jaqueline Ramos

Seu texto me ajudou a conhecer melhor esse mito, embora seja uma metáfora que pode realmente servir de ajuda. Gostei muito de conhecer a origem dessa ideia.

Já fiz uma sessão com uma terapeuta que usou essa regressão da criança interior. Pediu que eu respirasse, fechasse os olhos e dissesse as coisas que eu via e sentia de acordo com as fases da vida que ela pedia que eu descrevesse. Ela disse que eu estava acessando memórias adormecidas. Fiquei na dúvida, pois eu não tinha certeza se eram memórias ou apenas minha mente inventando, mas a terapeuta ( que não era psicóloga, mas terapeuta holística de PNL) tinha certeza que eram memórias. Fiquei pensando: como ela pode saber disso? Ela viveu por mim?

Depois ela afirmou com a mais plena certeza que minha miopia vinha das coisas que eu passei na infância. Nessa hora eu realmente não acreditei. Basicamente ela estava me conduzindo para memórias falsas e dando certezas que ela não podia dar. Por melhor que tenha sido a intenção dela, achei a sessão ruim, pois foi pautada em supostas memórias que nem eu tinha certeza se aconteceram e meu objetivo não era saber nada sobre a origem da minha miopia. 😅

Expand full comment
Mais um comentário...

Nenhuma publicação